quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ganhar dinheiro na crise?



Pessoal,


Resolvi escrever este artigo pois nestes tempos de crise, tenho recebido contatos de amigos, familiares e demais conhecidos que sabem que eu invisto meu dinheiro na bolsa de valores.
Basicamente o que ouço nestes contatos é o seguinte: "Estou com dó de você com dinheiro na bolsa durante esta crise toda".
Logo quando perguntam qual o meu prejuízo acumulado eu respondo: "Neste ano de 2008 minha rentabilidade poderia estar melhor, mas ainda está bem acima do rendimento da poupança".
Então todos ficam abismados ou logo acham que eu estou mentindo ou inventando e querem saber, como com tantas notícias catastróficas com tantas previsões do fim do mundo, eu posso ainda estar positivo na bolsa neste ano?
A resposta é simples:
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, na bolsa de valores não existem apenas operações de compra de ativos. Isso mesmo, aquela operação em que se compra uma determidada ação, espera que ela se valorize, depois executa a venda e coloca o lucro no bolso é apenas um das inúmeras formas de operações existentes.
Desta forma a operação contrária à descrita acima é perfeitamente válida em algumas situações.
Basicamente seria "anunciar venda de um determinado ativo", esperar que tal ativo caia de preço no mercao e executar sua compra em um preço mais baixo que o anunciado, embolsando a diferença entre o valor do "anúncio" da venda e o valor da compra do ativo.Isto é o que se chama de operar vendido no mercado.Estas operações são muito executadas com contratos de índice bovespa e opções de ações.
Quem entendeu bem a explicação, já deve ter visto que o negócio não é comprar determinada ação e ficar torcendo loucamente pra que ela suba.
Não importa muito se você está comprado ou vendido no mercado, o que realmente importa é estar operando na ponta certa do mercado. (a favor da tendência do mercado).

Operações de HEDGE.

Visto que podemos estar comprados ou vendido no mercado aparece uma oportunidade de fazer um outro tipo de operação que são as chamadas de HEDGE, ou proteção.
De uma forma bastante simples estas operações consistem em "estar comprado e vendido" no mercado ao mesmo tempo, ou mesmo estar comprado "ou" vendido em ativos que tem tendências opostas.
Uma destas operações que gosto muito e que estou inclusive executando durante esta crise é a seguinte:
Sabendo-se que as ações da Petrobrás e Vale do Rio doce tem um grande peso no índice Bovespa, é fácil de imaginar que quando as ações destas duas empresas sobem, o índice Bovespa tende a subir, e quando elas caem, por analogia o índice tende a cair.
Logo a proteção é comprar ou ter ações da Petrobrás e da Vale do Rio doce em carteira e ficar vendido na mesma proporção em contratos do mini índice Bovespa futuro. Assim as operações são inversas e se você perde de um lado, ganha no outro e vice versa.
Durante uma longa tendência de queda como esta que estamos passando, o que se pode fazer é vender mais contratos de mini índice futuro Bovespa do que o valor das ações da Petro e Vale em carteira. Assim, quanto mais o mercado cair, maior será o seu lucro, no entanto aumenta-se um pouco o risco da operação.
Outra coisa que quem está no mercado mesmo que a pouco tempo já deve ter visto é que as tendências do Dolar e do índice bovespa são inversas. Quando a Bolsa sobe, o dólar cai e vice versa.
Sabendo disso, era de se esperar que quando a bolsa estava em uma alta louca no primeiro semestre deste ano, o Dolar estaria em tendência de baixa. (Chegou a ficar abaixo de 1,60).
Também por analogia, era de se esperar que se a bolsa despenca , o Dolar dispara não é??
Pergunta: Porque as pessoas vêem a bolsa cair, se deseperam e vendem seus ativos a preço de banana amargando grande prejuízos no momento de desespero??
Não era simples se proteger comprando Dolar??? A tendência não é de quanto mais a Bolsa cair mais o Dolar subir??
A resposta pra esta perguntas é fácil:
Isto acontece porque as pessoas não sabem ficar vendidas no mercado e não sabem fazer HEDGE.
Fica aqui este artigo como alerta pra todos os que querem fazer da bolsa sua principal fonte de investimentos. Estudem, aprendam a ficar vendidos, aprendam a fazer Hedge, sejam versáteis e principalmente, tenham estratégia para as diversas situações do mercado.
Para ajudar nisso, farei o máximo de atualizações na sessão "Aprenda a operar"do Blog colocando tutoriais e modelos de operações.

Bons negócios a todos!!!!



2 comentários:

Unknown disse...

"Não era simples se proteger comprando Dolar??? A tendência não é de quanto mais a Bolsa cair mais o Dolar subir??"

mas amigo:
1.vc precisaria de mais capital, de igual quantidade do valor das ações em baixa para comprar dolares.

2.Vc não estaria criando uma gangorra dificil de extinguir?Quando vc estiver ganhando com um, estara perdendo com outro e vice versa...num ciclo que o manteria sem perder, mas também sem ganhar?

Eu de certa forma estou numa situação assim; tenho dinheiro noVGBL40/30 que oxcila com o indice bovespa.As vezes, para fazer aquela operação de vender para recomprar na baixa, eu preciso que as ações caiam; mas com isso, perco no VGBL.

abç
Dracula

Fernando Carvalho Batista disse...

Oi Drácula,
Obrigado pelo seu comentário !!

Suas respostas seguem abaixo:

1- Quando vc negocia contratos de dólar ou índice futuro, vc opera alavancado. Vc deposita apenas uma margem de garantia pra negociar os contratos.Então pra hediar sua carteira vc precisa de bem menos capital do que o valor de sua carteira.

2-A carteira de ações eu não desfaço nunca, pois ela será minha aposentadoria.Tenho critérios bem definidos pra fazer Hedge com dólar ou índice futuro. Quando o índice bovespa está em tendência primária de alta como foi de 2002 a 2007, eu não faço HEDGE e fico aproveitando a tendência e tendo lucros. Quando a tendência primária se inverte pra baixo como agora eu coloco o Hedge. (Estou hediado assim desde que o IBOV perdeu os 58.000 pontos)
Assim que voltar a alta eu desfaço o Hedge. Por isso não há uma gangorra que sempre resulta em zero a zero entendeu?
abraço!!!!!!