Descrição- O padrão de Nuvens negras é composto por 2 candles. Depois de um movimento de alta do mercado, no primeiro dia aparece um candle de alta forte, seguido no segundo dia por um longo candle de queda que abre em gap e fecha perto da cotação mínima do dia e abaixo da metade do candle de queda anterior.
Significado-O padrão pode significar reversão pois dentro de um movimento de alta, acontece o primeiro candle do padrão que é de alta. No dia seguinte o mercado abre em gap de alta, mas em algum momento a força de compra não se sustenta e o mercado acaba fechando este segundo dia com preços bem abaixo do dia anterior.Com isso a confiança dos comprados começa a ficar abalada e os vendidos começam a predominar.
Características- O padrão deve aparecer obrigatoriamente após um movimento de alta. O primeiro candle tem que ser de alta e o segundo de baixa com abertura em gap de alta e fechamento pelo menos abaixo da metade do primeiro. O dia após o padrão deve ser de queda. Se este terceiro dia fechar acima da máxima do padrão, que dizer que ele foi invalidado.
Sinais que reforçam o padrão
- Quanto maior for a penetração do segundo candle em relação ao primeiro, mais forte é o padrão.
- Se o candle do segundo dia abre em ponto de resistência, falha em rompe-la e fecha com o padrão de nuvens negras, isto pode intensificar o padrão.
- Se o candle do primeiro dia for um grande candle de alta e o segundo dia um grande candle de queda que penetra mais de 50% no corpo do candle de alta, mostra mais força ao padrão.
- Alto volume no candle do segundo dia, também intensifica o padrão.
Artigos relacionados: candlestick; Padrões de reversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário