quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Gap

Uma definição bastante simples de Gap é de que são espaços vazios que aparecem nos gráficos entre as barras consecutivas em um determinado período de tempo.O Gap surge quando a cotação máxima do dia atual é inferior à mínima do dia anterior (gap de baixa) ou quando a cotação mínima do dia atual é superior à máxima do dia anterior (gap de alta).

Existe o que se pode chamar de um dos "mitos de mercado" a idéia de que um gap sempre será fechado.Este conceito não pode ser interpretado de forma inflexível, primeiro pelo simples fato de que as palavras "sempre" e "nunca", dificilmente fazem parte do dia a dia dos mercados de renda variável.
Segundo porque apesar de ocorrer o fechamento na maioria dos gaps, alguns não devem ser fechados, ou terão o fechamento em anos ou décadas. Pela interpretação errada deste conceito, já vi gente com medo de comprar um papel porque ele tem um gap pra ser fechado, lá embaixo aberto a 2 ou 3 anos atrás.
Entende-se por fechamento de um gap, o retorno dos preços àquele nível do gráfico em que ficou o "buraco" deixado pela formação do Gap.


Tipos de Gap e seu significados:


Gap de área
São os gaps mais comuns. Se apresentam no interior de congestões de preços e não tem muito sentido no planejamento de estratégias operacionais, pois estes apaecem por motivos triviais e não tem um sisgnificado especial.


Gap de fuga
Este tipo de gap é formado quando o preço rompe uma congestão de preços. Ele enfatiza a força compradora ou vendedora do novo movimento.Um exemplo desse tipo de Gaps são os rompimentos de resistências ou suportes fortes, ocorrendo um movimento explosivo acompanhado de aumento de volume.

Gap de Continuação
Os gaps de continuação surgem quando os preços estão fazendo um movimento claro em uma direção e com rapidez. Dessa maneira, este é um tipo de gap que encontramos, normalmente, em altas ou quedas bruscas. Muitas vezes podem ser ocasionados por uma notícia que reforça a tendência em questão.

Gap de Exaustão
O gap de exaustão aparece no final do movimento. Neste caso, podemos observar que o terceiro gap de continuação pode ser na verdade um sinal de exaustão. Vale prestar atenção que este último gap geralmente é acompanhado de alto volume.Volume este, muito maior se comparado com o dos outros gaps.

Vale lembrar também que um gap tende a se tornar uma zona de suporte ou de resistência, um nível onde aparece forte pressão compradora ou vendedora, já que no passado houve ali uma explosão de força nos preços.




Depois falaremos mais sobre operações envolvendo Gaps nos artigos sobre estratégia operacional.
Bons negócios a todos.
Leia também: Teoria de Dow, linhas de tendência, Pivot

Nenhum comentário: