Vamos iniciar o estudo dos padrões de candlesticks.
Primeiramente vamos ver os candles separadamente e nos próximos artigos, os padrões que se formam com a sequência deles.
Candles longos- Candles longos representam grandes diferenças entre os preços de abertura e fechamento do mercado. Por si só, esta já pode ser uma indicação de que os investidores estavam convictos da direção do mercado no determinado período de tempo representado pelo candle. Neste tipo de candle as sombras são curtas ou às vezes inexistentes.
Candles curtos- Indicam que houve pouca diferença entre os preços de abertura e fechamento, apresentam sombras e corpos pequenos.
Dojis - Dojis são candles onde praticamente não há diferença entre os preços de abertura e fechamento. Nestes candles as sombras são grandes e representam indefinição do mercado. Os principais tipos de dojis estão representados abaixo.
- Na figura 1 houve uma grande variação nos preços, gerando sombras acima e abaixo do preço de abertura que coincidiu com o preço de fechamento no final do período de tempo representado pelo candle.
- Na figura 2 os preços abriram em determinado nível, depois formou-se uma grande sombra abaixo deste patamar (queda de preços), vindo de novo fechar no preço de abertura que também coincide com a máxima deste período de tempo representado pelo candle.
- Na figura 3 os preços abriram em determinado nível, depois formou-se uma grande sombra acima deste patamar (subida de preços), vindo de novo fechar no preço de abertura que também coincide com a mínima do dia ou deste período de tempo representado pelo candle.
- O preço do ativo praticamente não variou e ocorreu a coincidência entre os preços de abertura e fechamento. este tipo de candle é mais comum em ativos sem liquidez.
Artigo relacionado candlestick
Bon negócios a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário