O shooting star é um padrão de reversão de topo composto por 2 candles.
Após uma alta do mercado, no primeiro dia ocorre um candle com pequena variação entre os preços de abertura e fechamento, mas com uma grande sombra superior (shooting star). No segundo dia ocorre um candle de queda fechando abaixo da mínima do dia anterior.
Significado do padrão- O padrão sugere reversão de alta pra baixa pois após um movimento de compras ocorre um candle de forte alta que não consegue se sustentar, voltando a fechar perto dos preços de abertura. No dia seguinte, vendo que o movimento de alta está enfraquecendo, ocorre uma pressão de vendas que leva o mercado a fechar abaixo da mínima do shooting star (dia anterior). Neste momento o padrão foi confirmado.
Características- O padrão tem que obrigatoriamente aparecer depois de uma tendência de alta. O padrão é composto de 2 candles pois necessita de confirmação.
O candle de confirmação deve fechar abaixo da mínima do shooting star.
Sinais que reforçam o padrão
- Quanto maior a sombra do shooting star, mais forte é o padrão.
- O padrão construido em cima de uma resistência , tende a ser mais confiável.
- O aumento do volume no dia do padrão também serve como reforço.
Artigos relacionados: Candlestick
2 comentários:
Fernando, em PETR4 em 27 de novemdbro de 2008 houve um shooting star... Confirma? Caso positivo, a confirmação não foi um candle cheio, mas um vasado...
Quer dizer que a confirmação pode ser observada se o fechamento do pregão seguinte for menor que o fechamento do pregão do shooting star?
Ah, por favor me deixa um aviso no orkut quando responder, okay?
Abraços.
Sim.O candle do dia 2711 é um shooting star.
Não sei se o candle vazado que vc fala, é o candle de "dúvida" que se formou no dia 28/11. Se for, este candle não confirma o padrão porque fechou acima da mínima do shottig star que é 19,25. (o candle do dia 28/11 fechou em 19,36). NO caso o padrão foi confirmado no candle do dia 1/12.
Postar um comentário