quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Estratégia de rebalanceamento


Pessoal,


Segue agora para vocês uma estratégia de longo prazo muito boa para iniciantes que ainda não tem um amplo conhecimento de análise técnica para operar o mercado de ações.

Esta é uma técnica ideal para quem quer tentar superar o CDB com um risco moderado, ou não tem interesse em se especializar no mercado de ações..


Vamos lá:

A técnica consiste em aplicar 75% de seus investimentos em renda fixa (tipo CDB ou títulos de 1 ano por exemplo) e 25% em ações de primeira linha.

Após a aplicação, o investidor irá estipular uma data específica par fazer o rebalanceamento. O ideal é que este período seja aproximadamente de 1 ano.

Na data de rebalanceamento após os rendimentos anuais, precisamos voltar a aplicação para a condição inicial de 25% para ações e 75% para renda fixa.

Então faremos o seguinte: Se as ações se valorizarem mais que a renda fixa, teremos mais de 25% em ações e menos de 75% em renda fixa. Então teremos que vender as ações até que fique novamente em 25% e colocar este dinheiro na renda fixa equilibrando as coisas novamente.

Se acontecer o contrário, teremos menos de 25% em ações e mais de 75% em renda fixa.Neste caso, teremos que tirar da renda fixa e comprar ações até que fique 25% e 75% novamente.


Fazendo isso ao longo dos anos, sem ter conhecimento técnico específico, estaremos vendendo ações na alta e recomprando na baixa e realimentando o processo gerando um poderoso mecanismo de juros sobre juros.


Existem estudos em relação a esta técnica que mostram que ela superou o CDB, se levarmos em consideração um período de 10 anos.


Vale salientar que aumentar a parcela do dinheiro aplicado em ações acima de 25% geralmente não melhora o desempenho no longo prazo.


Bons negócios a todos!!!

Nenhum comentário: