Na análise gráfica stop é um nível de preços que quando alcançado, indica que a estratégia operacional está saindo fora dos limites, ou seja, gerando uma perda maior que a programada e por isso deve ser interrompida ou pode ser usado também em sentido inverso, para proteger os lucros auferidos, interrompendo a operação enquanto ela está positiva.
Em todos os dois casos, o stop quer seja uma ordem automática programada no Home Broker, ou mesmo um ponto em que o operador dispara a ordem manualmente, servindo para limitar perdas ou garantir ganhos na operação trata-se sempre um limitador.
O stop automático do Home Broker é melhor para as pessoas indisciplinadas, pois garante que a ordem será executada independente do comando do operador e por isso evita grandes prejuízos daqueles que relutam em admitir o erro enquanto a perda ainda está pequena, ou ficam na ganância, segurando uma operação vencedora até que ela mude de rumo e passe a dar prejuízo.
Já a vantagem do stop manual é que desde que se tenha o ponto em que você irá stopar previamente definido, e disciplina para acionar a ordem quando os preços baterem naquele ponto, evita-se o famoso "violino" da ordem automática.
O "violino" é quando os preços se movimentam na direção do seu stop e assim que o acionam, voltam quase que imediatamente revertendo o movimento, fazendo com que você por exemplo, execute uma venda na cotação mínima do dia.
O ponto ideal para se colocar a ordem de stop varia dependendo da estratégia definida pelo operador, geralmente abaixo de suportes ou acima de resistências são pontos bastante usados, mas como falei, varia dependendo do objetivo de cada um.
Algumas literaturas orientam que o stop seja colocado de tal forma que o operador nunca perca mais do que 2% do seu capital total em uma única operação.
Falarei mais a respeito quando for escrever sobre estratégias de swing trade, position, etc...
Bons negócios a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário