segunda-feira, 26 de maio de 2008

Conceitos Básicos do mercado


Neste tópico pretendo colocar pra vocês os conceitos mais básicos do mercado. Acho que assim vou conseguir ajudar-los até entender melhor os termos utilizados nas análises semanais e nos demais arquivos postados no Blog. Tem alguns termos que dependem de conceitos maiores e tratam de tipos de operações que devem ser explicados mais detalhadamente adiante.

Mas as definições mais básicas podem ser esclarecidas facilmente por aqui.
Caso tenham alguma dúvida, é só deixar o comentário, que eu respondo.
Home Broker -O Home Broker é o instrumento que permite a negociação de ações via Internet. Ele permite que você envie ordens de compra e venda de ações através do site de sua corretora na internet.
Ações - Títulos de renda variável emitidos por sociedades anônimas e que representam a menor fração do capital de empresa emitente.

Pregão - Sessão durante a qual se efetuam negócios com papéis registrados em uma bolsa de valores, diretamente na sala de negociações e/ou pelo sistema de negociação eletrônica.

Volume – “Montante financeiro, expresso em reais, que compreende a soma de todas as negociações ocorridas no pregão para um determinado ativo (ação).”

Liquidez – Disponibilidade que um ativo possui em seu momento atual de mercado, para negociação. Um ativo que possui poucos negócios durante o pregão é considerado de baixa liquidez. Fonte: livro Candlestick Auto:r Carlos Alberto Debastiani”

Trade- Espaço temporal entre a compra de um ativo no mercado financeiro e sua respectiva venda. É o período em que o investidor manteve o pepel.Chamamos uma venda com lucro de trade vencedor e uma venda com prejuízo de trade perdedor. Fonte: livro: Candlestick
Auto:r Carlos Alberto Debastiani”

Ações PN – São as ações que dão direito a dividendos aos acionistas que as possui, o conceito de dividendos segue logo abaixo.
Ações ON – São as ações que dão direito a voto aos acionistas que as possuem.

Dividendos – É uma participação nos resultados da empresa. O Percentual de dividendos a ser distribuído em dinheiro pela empresa é definido em assembléia geral de acordo com os resultados obtidos pela empresa no período.

Subscrição – É o direito de aquisição de um novo lote de ações proporcional à quantidade anteriormente possuída. Leva em conta a estratégia de aumento de capital da empresa.

Bonificações - Quando ocorre aumento de capital de uma sociedade, são distribuídas gratuitamente novas ações aos acionistas, proporcionalmente ao número de ações já possuídas por ele.

Nenhum comentário: