terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Candlestick

Começo hoje a escrever posts a respeito desta poderosa ferramenta de análise gráfica que eu considero minha técnica favorita e mais efetiva. Se tivesse que escolher apenas uma técnica de análise gráfica para basear minhas operações, com certeza escolheria candlesticks.
Quem sabe observar bem os padrões de candle, pode identificar movimentos de reversões, continuações de tendência, fundos, topos, suportes resistências com grande porcentagem de acertos.



O termo Candlesticks em inglês significa “Candelabro” e seu nome se deve ao formato em que são dispostos os preços dos ativos no gráfico. Neste gráfico, cada período de tempo tem o formato de uma vela, ou candle. O candle é composto pelo corpo e pela sombra, que pode ser inferior ou superior. A sombra também pode ser considerada como o “pavio” da vela.

A mais de 200 anos os Japoneses utilizam os candles nas análises do mercado de arroz em Osaka, este estilo evoluiu e se transformou na técnica de candlestiks que utilizamos em todo mundo hoje, levado aos Estados Unidos e ao ocidente por Steve Nison, operador do mercado de ações de Nova York no início da década de 80.

O gráfico de candlestick por si só é uma ótima ferramenta de análise de preços. No entanto pode e deve ser usada em conjunto com outras técnicas de análise de gráfica. Certos padrões formados pelos candles, pode nos dar grandes pistas dos movimentos que o mercado está por fazer.

Como ponto de partida, temos que entender como são formados os candles.

A diferença entre abertura e fechamento forma o que chamamos de corpo do candle.
Um corpo negro significa fechamento abaixo da abertura e um corpo branco significa fechamento acima da abertura. Linhas acima ou abaixo do corpo do candles são as já mencionadas sombras e nos indicam os preços máximos e mínimos atingidos no determinado período de tempo representado pelo candle em questão.







Acompanhe os próximos artigos e domine os padrões de candlesticks.

2 comentários:

Anônimo disse...

O5 DE DEZEMBRO, PETR4 mostra um bebê abandonado, confirma?

Fernando Carvalho Batista disse...

confirmo sim!!!!

forte padrão de fundo !!

como vc pode ver os valores de PETR4 não cairam abaixo deste fundo até hoje!!