quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O investidor racional




Apesar de ser um analista técnico de ações e receber inúmeras solicitações de análises financeiras tanto aqui pelo Blog quando pela comunidade no orkut, vejo que a análise técnica (gráfica) é a parte do negócio que os iniciantes mais tem facilidade de aprender.
Dito isto, vem a parte mais complicada. Como usar a análise técnica para auxiliar na tomada de decisões nas operações em bolsa de valores?
Vejam só, a análise técnica coforme descrito no tópico análise técnica X análise fundamentalista, caracteriza-se principalmente por utilizar dados históricos para identificar padrões estatisticamente favoráveis. Sendo assim, estamos tratando aqui de uma ciência exata chamada matemática.
Onde eu quero chegar com isso tudo?
Para que se tenha sucesso na utilização da análise técnica (gráfica), o que devemos fazer é saber identificar tais padrões, testar estratégias que mais combinem com o nosso perfil de operação e sejam estatisticamente favoráveis, e após isto SEGUIR o planejado fielmente.
Qualquer um que leia a biografia de Warren Buffett, o investidor considerado o homem mais rico do mundo pela revista Forbes, vai ver uma passagem em que ele diz que é capaz de esperar por anos até que um novo investimento atinja todos os seus critérios de compra, pra somente então realizar a operação.
O que devemos fazer então, é comprar quando nossos critérios estatísticos mandarem comprar, e vender quando os critérios mandarem vender. Simples, porém nada fácil.
A mente humana tem um forte poder de criar relações entre coisas que não tem relação alguma. Não é difícil ver alguém ganhar uma bolada na bolsa por pura sorte em uma determinada situação estatísticamente desfavorável e repetir aquela operação até devolver todo seu lucro e ainda um pouco mais. É como ganhar uma boa grana com determinado ativo em um dia que você estava usando uma camisa vermelha. Depois você veste sua camisa vermelha e compra aquele determinado ativo na esperança de ganhar novamente.
Assistindo uma palestra do analista gráfico brasileiro Didi, aquele que inventou o indicador das "agulhadas do Didi" , ele resumiu o segredo do seu sucesso em uma frase que não me saiu mais da cabeça e mudou toda minha forma de operar na bolsa.
A frase era "opere sempre o que você vê, nunca o que você imagina".
Isso mesmo, o simples fato de esperar que seu critério aconteça para depois segui-lo fielmente, poupará que você tente prever ou "imaginar o futuro" ou até mesmo, fazer relações como as da camisa vermelha que descrvi anteriormente.
Acreditem, esta é a parte mais dificil de todas, pois aqui falamos de atitudes que vão contra a natureza humana e da parte do nosso corpo que mais doi : "o bolso".
Sigam este conselho. Após aprender análise técnica, invistam suas energias nesta mudança de atitude e verão como terão muito mais sucesso em suas operações no mercado de capitais.
Infelizmente não sei de quem é a frase a seguir, mas gostaria de encerrar este artigo com ela: "Aprenda com os erros dos outros, talvez você não tenha tempo de cometer todos os erros você mesmo" .


Abraço e bons negócios a todos!


Artigo relacionado: Neuroeconomia


Nenhum comentário: