domingo, 31 de maio de 2009

Análise gráfica semanal-01/06/09 a 05/06/09

Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.





Índice Bovespa- (IBOV)- O índice bovespa continua fortíssimo em sua tendência de alta anulando sistematicamente todos os sinais de possíveis topos deixados no diário. Nesta semana que se encerrou, sentiu mais uma vez na resistência deixada em setembro de 2008 em torno de 53 400 e fechou a sexta feira com um candle de dúvida com altíssimo volume. Este candle de dúvida após uma longa tendência de alta, pode sisgnificar novamente uma correção iminente. Resta ver se o mercado irá confirma-lo ou ignorar como vem fazendo. No caso de correção temos suportes imediatos em 52600, 51600 e depois a região dos 50.000 que é por onde passa também a média móvel de 21 dias, média esta que vem servindo de suporte para o índice nos últimos 3 meses. Por isso esta região tende a apresentar grande força compradora. Caso o mercado continue a subir reto como vem fazendo, precisa confirmar o rompimento dos 53400 para partir rumo a novos objetivos em torno de 56500.









Índice Dow Jones (DJ)- Dow Jones passou o mês de maio praticamente todo oscilando entre a região de 8180/8220 a 8590. O índice ainda em tendência de alta mas dentro desta congestão mencionada, precisa romper uma destas extremidades para iniciar movimentos mais amplos. Caso o rompimento seja pra baixo na perda do suporte em 8200, temos próximos em torno de 7900 e 7750 ainda sem afetar a tendência de médio prazo. Caso ocorra o rompimento dos 8590, teremos caminho aberto para a região dos 9.000 pontos.



Boa semana e bons negócios a todos!!

Artigos relacionados: Suportes e resistências, linhas de tendências, topos e fundos.

Um comentário:

Fernando Carvalho Batista disse...

Cristiano,
Acho que tivemos algum problema com o blog que impossibilitou a publicação do seu questionamento.
No entanto, segue a resposta:
A região de 7750 do Dow Jones é um ponto de forte suporte pois no mês passado, o índice tocou esta região por 3 vezes e voltou a subir em todas elas. A perda desta região pode trazer complicações pra toda a reação de alta do Dow Jones observada nos últimos meses.POr isso é um ponto onde tende a aparecer grande força compradora para o índice. Mas até lá ainda é um longo caminho...Esta região dos 8200 também está se mostrando forte.
Abs