terça-feira, 14 de abril de 2009

OBV- On Balance Volume

Baseado no princípio de Dow que diz que o volume deve confirmar a tendência, o que o OBV faz é simplesmente uma soma de volume nos dias em que o mercado fecha em alta e uma subtração de volume nos dias de baixa.
Assim poderemos ter confrmação ou divergência de volume em relação aos preços.
De forma bastante simples, temos mais uma ferramenta para medir a força do mercado.

  • Dia de alta:
    OBV = OBV (ontem) + Volume (hoje)



  • Dia de baixa:
    OBV = OBV (ontem) - Volume (hoje)


Quando estamos em um período de lateralização dos preços, mercado sem tendência, poderemos ter uma boa pista de que o mercado irá romper a congestão entrando em tendência de alta, se o OBV no período estiver subindo. Neste caso, o período de congestão de preços foi uma "acumulação".

Caso aconteça o contrário, e no período de lateralização, o OBV esteja em queda, teremos maiores chances de iniciar uma tendência de baixa de preços, e neste caso o período de congestão seria chamado de "distribuição".

Já durante uma tendência de alta, se o OBV começa a decair, isto é um sinal de divergência que pode nos dizer que a tendência de alta está perdendo força.

Da mesma forma, que em uma tendência de queda onde o OBV começa a subir, pode sinalizar enfraquecimento da força vendora e proximidade de uma reversão altista.

No gráfico abaixo, temos uma divergência de OBV, pois vemos claramente que enquanto os preços sobem, o OBV cai durante o período mostrando pouca consistência no movimento.




Artigos relacionados: Médias móveis, IFR, bandas de boolinger

Nenhum comentário: