sexta-feira, 16 de maio de 2008

Fundo de ações X investimento direto na bolsa

Este é o dilema de muitos que desejam ingressar no mercado de ações e ficam inseguros na hora de escolher entre uma ou outra opção.

Seguem a as características básicas dos fundos de ações e das aplicações diretas via Home Broker.

Fundo de ações:

O Investidor escolhe o fundo no qual ele deseja aplicar por intermédio geralmente de um banco, a partir daí ele fará o investimento por meio de cotas. Sendo assim o investidor terá um número "x" de cotas que irão ganhar ou perder valor de acordo com a variação do mercado. Exemplo: No fundo de ações da Petrobrás, o investidor possui cotas do fundo que aplica seu dinheiro em ações da Petrobrás e sua rentabilidade estará atrelada a rentabilidade destas ações. Fundo de ações setor elétrico, o investidor possui cotas do fundo que aplica seu dinheiro em ações de empresas de energia elétrica e assim por diante, com uma grande variedade de modelos de fundos .Em troca deste trabalho de aplicar por você, o banco cobra taxa de administração e em alguns modelos uma taxa por desempenho como prêmio.


Investimento direto na bolsa de valores:

Desta forma o investidor após cadastrar-se em uma corretora, faz um depósito inicial e negocia ações diretamente na bolsa de valores através do Home Broker durante o pregão eletrônico. Aqui ao invés de ter cotas de um fundo de ações da Petrobrás por exemplo, o investidor compra e vende diretamente as ações da empresa. Para isto ele paga para a corretora um valor de corretagem em cada operação de compra ou venda executada.

Vantagens e desvantagens:

A única vantagem que vejo quando qualquer pessoa aplica num fundo de ações, é que desta forma ela inicia uma experiência de ficar exposta às oscilações do mercado de renda variável, se preparando para investir diretamente. O que vejo na maioria das pessoas que iniciam um investimento em fundos de ações é a vontade de conseguir rentabilidades maiores que as da renda fixa, e a expectativa de que por trás do fundo de ações existe expert que não deixará que elas percam dinheiro no mercado.Quando na verdade, a grande maioria dos fundos não oferece nenhuma segurança a mais do que ficar comprado diretamente em ações.

Já operando diretamente na bolsa, o maior aliado ou inimigo do investidor é ele próprio, tendo ele que escolher apenas em que lado deseja ficar. Caso escolha fazer operações baseadas em análises bem fundamentadas, com um bom manejo de risco x retorno, operações de proteção e Hedge ele tem tudo pra conseguir rentabilidades melhores que as da maioria dos fundos, principalmente nos momentos de queda do mercado.
Já no caso de investidores impulsivos que encaram a bolsa de valores como casinos ou loterias, aí sim a opção de operar diretamente não é a melhor escolha.

Minha opinião muito particular sobre este assunto é a seguinte:
Quando juntamos dinheiro pra comprar o nosso primeiro carro, o que fazemos logo em seguida? Tratamos de passar por todas as etapas para conseguir nossa habilitação como motoristas, ou contratamos um motorista particular?
A grande maioria de nós escolhe a primeira opção.
Porque então quando se trata de investir nosso dinheiro, ficamos na dúvida entre nos habilitar para dirigir nossas aplicações ou contratar pessoas pra fazer isto por nós?
Porque acreditar que existe uma pessoa melhor pra cuidar do nosso dinheiro do que nós mesmos?
Pra mim, a resposta pra esta pergunta está na simples questão cultural, mas que de forma bastante positiva, está nitidamente sendo mudada dias após dia.

Nenhum comentário: