quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Linhas de tendência

Linhas de tendência são linhas formadas pela ligação dos pontos máximos ou mínimos no gráfico em determinado intervalo de tempo.
No caso de tendências de alta, temos as ligações dos pontos mínimos consecutivos formando uma linha de tendência de alta (LTA) e no caso das tendências de queda temos a ligação dos máximos consecutivos formando as linhas de tendência de baixa (LTB).




As linhas de tendência são usadas principalmente para definir a tendência em questão, e por outro lado, o rompimento da linha representa uma mudança de comportamento do mercado, podendo indicar uma reversão de trajetória de movimento.
Podemos dizer que quanto maior intervalo de tempo representado pela linha de tendência e quanto maior o número de pontos que a linha toca no gráfico, mais confiável será a tendência representada por ela.
Outra utilidade interessante da linha de tendência é o de podermos fazer um prolongamento de sua extremidade, com objetivo de projetar novos pontos de toques futuros e assim planejar operações de compra ou de venda nestes determinados pontos.

leia também os artigos: Suportes e resistências , topos e fundos e Teoria de DOW

Nenhum comentário: