Existem basicamente 3 formas mais utilizadas de se representar graficamente as variações de preços das ações na análise técnica.
Abaixo segue a descrição de cada uma delas.
Gráfico de barras
Neste gráfico cada barra vertical é uma representação de preços em um determinado espaço de tempo. A representação completa é feita por umtraço vertical com um traço horizontal esquerdo que representa a abertura dos preços, e um horizontal direito que representa o fechamento dos preços. A extremidade superior da barra representa o valor máximo dos preços naquele período de tempo, e a extremidade inferior representa o valor mínimo.
Gráfico de linhas
No gráfico de linhas ocorre apenas a representação do fechamento dos preços que são ligados dia a dia, unindo as cotações por uam linha única.
Gráfico de candlesticks
Aqui está o meu gráfico preferido. O gráfico de candles ou velas japonesas.
Nestes gráficos o espaço entre a abertura e fechamento é representado por um paralelogramo ou "corpo do candle". Nos dias de alta do mercado ou do ativo representado pelo candle, o seu corpo tem representação transparente. Já nos dias de queda o corpo do candle tem representação escura (preenchido). As linhas mais finas acima e abaixo do corpo do candle são chamadas de sombras e determinam a mínima e a máxima do mercado naquele dia ou período de tempo representado pelo candle.
Neste tipo de gráfico podemos identificar claramente vários padrões de comportamento do mercado. Padrões de reversão de tendências, de continuação etc.
No futuro colocarei nesta sessão diversos artigos e posts sobre padões de candles discutindo o assunto bem mais a fundo.
Segue abaixo exemplo do gráfico de candles. Neste exemplo os dias de queda estão representados pelos candles vermelhos.
Leiam também Suportes e resistências e teoria de DOW
Bons negócios a todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário