segunda-feira, 9 de março de 2009

Médias Móveis

Um dos indicadores técnicos mais tradicionais e mais usados nas análises são as médias móveis aritméticas ou exponenciais.

As médias móveis são calculadas a partir dos preços de fechamento do mercado em variados períodos e a diferença entre aritméticas e exponenciais é que a exponencial considera mais peso aos preços mais recentes. Assim sua resposta às variações dos preços é mais rápida.

As médias móveis são utilizadas principalmente para auxiliar na identificação de tendências.

O período das médias deve ser escolhido pelo investidor dependendo do ativo que se está operando. A melhor escolha consiste mesmo na observação das médias que melhor se adaptam às variações de cada ativo.


São 3 maneiras mais populares para utilizar as médias na detecção de tendências.
  • A primeira maneira para se identificar a tendência através das médias é observando sua direção.Se a média móvel está subindo então o mercado está em tendência de alta, se a média móvel está em queda, então o mercado está em tendência de baixa.
  • A segunda forma é observar a localização do preço em relação à média. Caso o preço esteja abaixo da média, estaremos em tendência de baixa, caso os preços estejam acima da média a tendência será de alta.
  • A terceira maneira utiliza uma média móvel de curto período e uma média móvel de longo período. Quando a média curta corta a média longa de baixo pra cima a tendência será de alta, quando a média de curto período corta a média longa de cima para baixo a tendência mudou para baixa.


Algumas literaturas consideram a média de 21 dias para definir tendência de curto prazo, a média de 50 ou 55 dias para tendência secundária e média de 200 dias para definir a tendência primária do mercado.

Eu particurlamente uso as médias para definir tendência de curto prazo em operações com mini índice bovespa. Considero as médias de 5 e 21 períodos para definição da tendência de curto prazo ou terciária. Quando a média de 5 dias corta a média de 21 de baixo pra cima, temos mudança para tendência de alta, quando a média de 5 corta a de 21 de cima pra baixo, estaremos em tendência de queda.


No caso acima, como a média de 5 dias (linha azul no gráfico) está abaixo da média de 21 dias (linha vermelha no gráfico), podemos dizer que o mercado se encontra em tendência de baixa de curto prazo.

O interessante é sempre utilizar as médias em conjunto com outros indicadores, como linhas de tendências e em primeiro lugar, em conjunto com formações gráficas como pivots por exemplo.

Artigos relacionados: Linhas de tendências , Pivots

3 comentários:

Carlos Eduardo Malafaia disse...

Aqui é assim: escreveu, está lido!
O padrão continua altíssimo.
Parabéns.
Sei que já te falei isso, mas o seu mérito está na capacidade de passar conhecimento com simplicidade. Sem os jargões que os "entendidos" utilizam para esconder sua falta de conhecimento.
Mas não se anima muito não!
Queremos mais!
Forte abraço!

Fernando Carvalho Batista disse...

Valeu Malafaia!!!

Anônimo disse...

na maioria das vezes você escreve bem e com simplicidade, bom blog, vale acompanhar
parabens, é isso aí