segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quebrando paradigmas

Na maioria das vezes em que converso a respeito de investimento na bolsa de valores com amigos ou qualquer pessoa que desconheça o mercado de ações, vejo um texto que parece ter sido ensaiado entre eles, acerca dos motivos pelo qual ainda preferem investimentos mais conservadores, como renda fixa ou caderneta de poupança em detrimento a operações diretas com ações.
Abaixo enumerei alguns destes paradigmas que precisam ser quebrados para que você inicie sua caminhada rumo a investimentos mais rentáveis.

1.Tenho pouco dinheiro.

Existem operações na bolsa para todos os gostos e todos os bolsos. Muitos me perguntam se podem iniciar suas operações com apenas R$ 1.000,00. A resposta é: Com certeza podem. Neste caso o que se deve observar é que se você fizer muitas operações durante o mês, fatalmente a taxa de corretagem comerá todo seu lucro. Mas começar com pequenas quantias é até certo ponto bom para o operador iniciante pois isto evita que ele coloque em risco, grandes somas num primeiro momento.

2. Não tenho tempo para acompanhar o mercado.

Da mesma maneira que coloquei em relação a quantidade de dinheiro disponível, o tipo de operação escolhida é que vai definir o tempo que você precisará se dedicar ao mercado. Hoje consigo conciliar tranquilamente meu emprego com minhas operações, pois elas são praticamente mensais, com algum ajuste semanal, e nem por isso são menos lucrativas do que as de quem fica o pregão inteiro colado na tela do computador. Sem falar que acompanhar o pregão inteiro é extremamente estressante. No entanto pra quem tem tempo e interesse por operações curtas, pode ser interessante.

3. Investir em ações é muito arriscado.

Tudo que fazemos sem ter o devido domínio é bastante arriscado e amedrontador. Por isso vejo que as pessoas que não entendem os mecanismos de funcionamento do mercado tem tanto medo de investir em ações. A única referência que estas pessoas tem são as noticias do jornal, informando que a bolsa subiu ou caiu, às vezes em um dia, muito mais do que sua caderneta de poupança é capaz de render em 1 mês inteiro. Saibam que a internet hoje em dia propicia uma segurança muito grande nas operações. Além disto, quando você dominar o assunto, irá ver que existem operações de proteção nas quedas (utilizando venda de opções por exemplo), que dão um ótimo retorno e diminuem bastante o risco da exposição ao mercado.

Leia também o artigo Como tudo começou

Nenhum comentário: