domingo, 5 de abril de 2009

Análise gráfica semanal- 06/04/09 a 10/04/09

Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.


IBOV- (Ibovespa)- O índice bovespa confirmou mais uma vez a tendência de alta e nesta semana deu um importante passo para uma melhoria geral do mercado. Finalmente rompemos o ponto superior da grande congestão representada pela resistência de 43750 (linha verde no gráfico) que vinha desde Outubro do ano passado. Este rompimento, mais importante que todo o acontecido desde o início da crise, trouxe tendência de alta também para o gráfico semanal do IBOV, com um pivot de alta e o cruzamento das médias móveis no sentido da compra.No gráfico diário, enquanto estivermos acima do fundo anterior, em torno de 40.250/40.400 pontos, podemos surfar a onda desta tendência. A expectativa é de que o mercado continue armando novos topos e fundos ascendentes. Em caso de realizações, os primeiros pontos de suporte, que podem ser utilizados inclusive para compras com stop curto, estão em 43750/43500 e 42700 (antigos topos representados pelas linhas vermelha e marrom no gráfico). O volume dos últimos dias foi mais forte que o das últimas semanas, trabalhando como confirmador do movimento desta alta.











Dj- Índice Dow Jones- Dow Jones em tendência de alta terciária, está agora rompendo novo pivot de alta no gráfico diário e tenta deixar pra trás a resistência em torno dos 8.000 pontos. Seguindo a tendência, os próximos pontos de parada estão em torno das resistências nos 8.300 e 8400 pontos, linhas verde e vermelha no gráfico. Em caso de realizações, tem suporte em 7900/7760 linhas marrom e laranja. Enquanto o índice se mantiver acima dos 7500 pontos a tendência de alta estará inabalada.Médias móveis cruzadas na compra.



Observação-Pra quem acompanha as análises semanais do blog, teve a oportunidade de ver que a duas ou três semanas atrás, foi postada uma análise que falava que os pontos de observação seriam os 40.400 no IBOV e 7400, 7500 no Dow Jones. Estes pontos naquele momento eram o divisor de águas dos índices e representavam resistências. Felizmente, pra quem operava na ponta da compra, estes pontos foram fortemente rompidos e aconteceram novos pivost de alta acima deles. Agora pela teoria de Dow eles se tornaram fortes suportes e servem de números de referência, não devendo ser perdidos para fortalecimento e continuidade deste movimento.



Boa semana e bons negócios a todos!!



Artigos relacionados: Suportes e resistências, linhas de tendências , Teoria de Dow.

Nenhum comentário: