Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.
IBOV-Índice Bovespa- O índice bovespa, seguindo o bom humor dos mercados externos, teve mais uma semana de forte alta, deixando a impressão de que este movimento será bem mais que apenas um repique.Todavia os indicadores que já estavam sobrecomprados, ficaram ainda mais acentuados na alta, o que pode trazer a esperada correção anunciada na semana passada.Aliado a isto o índice não conseguiu romper a resistência em 54.600, além de apresentar um baixo volume de negócios no último pregão. Para que o mercado entre em um ciclo mais duradouro de alta (tendência secundária), o índice não deve cair abaixo dos 52500 (linha vermelha no gráfico) e romper o patamar de 54600, 55000 (linha verde no gráfico). Caso o suporte em 52500 seja perdido, voltaremos a um cenário de grande congestão entre 48.200 e 55.000.
Dj- Índice dow Jones- Somando duas semanas de fortes altas, o índice Dow Jones rompeu todas as resistências intermediárias, até testar e fechar a semana passada na região de 9100 (linha vermelha no gráfico), onde temos um patamar importante ao qual o índice não supera desde janeiro deste ano.Após esta arrancada tão forte , é natural agora uma realização de lucros que pode chegar até o suporte dos 8895 ou mesmo 8600 (linha verde no gráfico), sem que o viés de alta seja perdido. Caso a região dos 9100 seja superada, teremos uma sinalização de grande força compradora, que pode trazer o Dow Jones a níveis ainda mais elevados, mirando os 9600 pontos.
Boa semana e bons negócios a todos!!