Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.
Ibov-Índice bovespa- Na semana que se encerrou, o índice bovespa evoluiu em sua tendência de baixa, tentando romper sem sucesso a região de 52.000 a 52400 (linha verde no gráfico), fazendo novo topo mais baixo que o anterior. Com isso parece estar configurando o OCO (ombro-cabeça-ombro), tão falado em vários fóruns na internet, inclusive comentado também em nossa comunidade no orkut. Esta figura, se confirmada, pode acentuar o cenário de baixa, sobretudo em um prazo de tempo um pouco maior.Para isso precisa perder os suportes em torno de 49100 e 48283 (linhas vermelhas no gráfico) que é também a região da linha de pescoço da figura.Conforme já andei mencionando durante a semana, o momento é de espera de definição sobretudo, com estratégias definidas e muita cautela.Pelo menos em minhas estratégias operacionais, não acho válido tentar antecipar ao gráfico e adivinhar o desenrolar do mercado.
Dj-Índice dow Jones- Dow Jones com gráfico até certo ponto parecido com o do IBOV, veio perdendo força e agora está perto dos 8200 (linha vermelha no gráfico) que é uma região de forte suporte para o índice. Desta forma precisamos aguardar uma definição.Caso o Dow Jones respeite o suporte e venha romper a resistência em 8590 (linha verde no gráfico), retomará assim a tendência de alta. Agora, se perder o suporte, na região de 8200, vai acionar nova tendência de baixa com novos topos e fundos descendentes, acelerando as quedas e com enorme possibilidade de arrastar junto o nosso mercado.
Boa semana e bons negócios a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário