segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nomenclatura dos ativos Bovespa

Este post visa esclarecer aos iniciante no mercado de ações, sobre a nomemclatura dos ativos bovespa.

Em via de regra, os códigos dos ativos no mercado a vista são representados por 4 letras e uma seqüência de 2 algarismos numéricos que variam de 1 a 13.

Vou me preocupar aqui em esclarecer apenas os códigos mais utilizados e apenas do mercado a vista, pra não confundir mais do que ajudar, mostrando códigos de subscrições, mercado de opções, que não devem ser de convivência da maioria dos iniciantes na bolsa.

Os principais ativos que serão negociados por quem está começando no mercado são os terminados em 4 ou em 3.

Os terminados em 4, representam as ações PN que são as preferenciais e dão direito a dividendos. (EX: PETR4, preferenciais da Petrobrás). Já as terminadas em 3 são às ON, ou ordinárias, que dão direito a voto. (EX: CSNA3, ordinárias da siderúrgica nacional).

Além destas, podemos destacar algumas preferenciais tipo as classe A. Em geral classe preferencial trás alguma diferencças em relação privilégios. (EX: VALE5, Preferenciais classe A da Companhia Vale).

Outra representação que vai ser muito encontrada é a terminada em 11. Estes são os casos das UNITs, ou BDR, que representam na maioria das vezes aspéctos tanto das ON quanto das PN combinados.

Caso encontre um código de 4 letras + F, o ativo em questão se refere ao mercado fracionário. EX: PETR4F (Ativo petrobrás PN negociado no mercado fracionário).

Os ativos são negociados no mercado a vista em lotes padrões, que na maioria das vezes são de 100 ações por vez. Caso se queira negociar menos pepéis que o lote padrão, devemos usar a representação acima.

Este é um exemplo de painel de negociações de mercado.



Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário: