Esta história de bolsa de valores começou quando saí de Belo Horizonte como analista de sistemas, e ao convite do meu primo que mora no Rio de Janeiro, fui morar naquela cidade e trabalhar na área de suporte técnico de um grande banco de investimentos.
O ano era 2002. Após sempre dizer que nunca sairia de BH pra trabalhar em outra cidade, lá estava eu ,tentando caminhar na minha profissão, melhorando meus conhecimentos e também o meu curriculum.
Com apenas 3 meses de trabalho descobri duas coisas por lá.
Primeira: Por mais bonita que fosse a cidade do Rio de Janeiro, não ia conseguir continuar longe de BH por muito tempo.
Segunda: Estava trabalhando no andar errado. Digo isso pois no andar onde eu trabalhava, ficavam basicamente funcionários das áreas de serviços, como suporte técnico, administrativos e infra estrutura do banco.Já no andar de cima, ficavam os funcionários da área comercial, bem como os "astros" da empresa. "Os operadores de mercado".
Desta forma aprendi rapidamente que se alguém da mesa de operações berrasse, eu deveria estar ao seu lado resolvendo qualquer problema do seu sistema num piscar de olhos.
Descobri também que apesar de toda minha correria, no fim do mês o contra cheque deles era pelo menos umas vinte vezes mais gordo que o meu.
E assim tudo começou. Nesta época comecei a procurar na internet tudo que era possível a respeito de mercado de ações, análise técnica, fundamentalista e tudo que pudesse me esclarecer porque aqueles operadores eram tratados quase como Deuses.
No ano seguinte, já havia descoberto alguma coisa a respeito de mercado financeiro e também já procurava uma forma de voltar pra BH, pois não aguentava mais correr de um lado pra outro atendendo todas aquelas solicitações urgentes.
Minha providência ao procurar emprego na volta para BH, foi a de mudar para a área comercial, já que eu tinha muita facilidade de me comunicar e conseguir as coisas que eu queria. Assim, uma coisa era certa: minha motivação para trabalhar na área técnica havia terminado.
Consegui o tal emprego no inicio de 2004 e mesmo alternando as empresas, continuo na área comercial de softwares até hoje, só que desta feita, trabalhando como gerente.
Durante este período a figura dos "Semi Deuses" da mesa de operações continuou em minha mente, fazendo com que eu me aprofundasse em meus estudos sobre mercado financeiro, fazendo de 2004 a 2006, cursos com alguns dos analistas mais renomados do país, além de colecionar uma vasta biblioteca sobre o assunto.
Não adiantaria nada se tudo ficasse apenas na teoria. Então em março de 2004 comecei a operar com R$ 6.500,00 provenientes da troca do meu carro que era um Uninho 95.
Após ter feito muitas bobagens, perder algum dinheiro, perder noites de sono e em muitos momentos a tranquilidade, me considero hoje, após 5 anos daquelas primeiras leituras sobre o assunto, um "operador de mercado".
Apesar de hoje saber que os operadores de mercado estão longe de ser aqueles "astros" que eu imaginava quando não entendia nada sobre o assunto, depois destes anos de operações, já não ando mais naquele uno 95 e consegui multiplicar os R$ 6500 algumas dezenas de vezes.
É por isso que em janeiro de 2008, decidi montar o curso para "iniciantesnabolsa", com foco principal nos iniciantes de mercado e pequenos investidores, que como eu na época em que comecei a operar, tinha pouco capital e pouco recurso para pagar os altos preços que são cobrados pela maioria dos instrutores e organizações de ensino formal sobre o assunto.
Espero que se identifiquem com minha história e iniciem o primeiro passo na organização da independência financeira ou aposentadoria planejada, através dos investimentos no mercado de ações.
Leiam também o artigo Como iniciar
domingo, 11 de maio de 2008
Como tudo começou
Marcadores:
iniciantes na bolsa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
BAkana, ter conhecido mais um pouco dessa história, e é por isso que todos os conselhos que recebo de você eu os coloco em prática.
Ontem fiz minha primeira aplicação num Fundo de Investimento do ABN, o Fundo Ethical. A rentabilidade nos últimos 12 meses foi de 19% e a taxa de administração é de 3% a.a. Depositei a aplicação inicial exigida e farei depósitos programados. Também busco mesclar investimentos de baixo e médio risco..
Bom, vamos ver! Agora já sabem o meu 'como tudo começou'
Postar um comentário