quinta-feira, 26 de junho de 2008

FED confirma taxa de Juros

Fed confirma projeções e mantém juro básico dos EUA em 2,00% ao ano
Por: Nathália A. Terra Pereira25/06/08 - 15h15InfoMoney

SÃO PAULO - O Fomc (Federal Open Market Committee), comitê de mercado aberto do Federal Reserve, optou nesta quarta-feira (25) por manter a taxa básica de juro norte-americana no patamar de 2,00% ao ano, em decisão já apontada pelas projeções majoritárias dos analistas.
Com isso, a autoridade põe fim à flexibilização monetária iniciada em setembro do ano passado, quando a crise do subprime irrompeu sobre os EUA, e que reduziu a Fed Funds Rate em um total de 325 pontos-base.
Crescimento segue penalizado:
Entre o colegiado, prevaleceu a visão de que o cenário macroeconômico norte-americano continua duramente penalizado, principalmente devido à crise no mercado imobiliário e no setor de crédito. Outro fator que traz preocupação ao time de economistas liderado por Ben Bernanke é a deterioração no mercado de trabalho dos EUA.Entretanto, embora as perspectivas em torno do nível de atividade nos EUA sigam fragilizadas, o Fed espera que o ciclo de cortes efetuados no juro básico do país até abril deste ano, combinado a outras medidas que visam o aumento da liquidez no mercado, deva propiciar, ao longo do tempo, uma gradual recuperação do crescimento econômico.
De fato, Bernanke vem alertando em seus discursos para a defasagem da política monetária, com as mudanças aplicadas nas taxas de juro demandando certo tempo para repercutirem de forma efetiva sobre a economia. "Embora os riscos ao crescimento sigam presentes, eles parecem ter diminuído e, em contrapartida, os riscos à inflação e às expectativas inflacionárias cresceram", afirma o comitê.
Inflação gera preocupação:
Como já alertado pelos analistas, o comunicado enviado nesta quarta-feira revelou um Fed mais preocupado com a escalada da inflação nos EUA, guiada pela disparada nos preços de energia, com o petróleo mais caro, e outras commodities. "As incertezas em torno do cenário inflacionário permanecem altas", diz o documento.O temor frente à inflação é tamanho que a decisão pela manutenção da Fed Funds Rate não foi unânime, tendo Richard W. Fisher, presidente do Fed de Dallas, votado por uma elevação no juro básico. Todavia, todos os outros nove membros votantes do comitê preferiram deixar a taxa inalterada.

Nenhum comentário: