quarta-feira, 11 de junho de 2008

Noticias- Economia Americana

Atividade econômica dos EUA continua fraca em 2008, diz Livro Bege do Fed

Por: Gabriel Ignatti Casonato 11/06/08 - 15h48 InfoMoney
SÃO PAULO - "O Livro Bege do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, apontou nesta quarta-feira (11) que o nível de atividade da economia do país continuou fraco entre meados de abril e maio, o que mantém a tensão sobre o crescimento norte-americano.
Três distritos da instituição tiveram enfraquecimento na atividade, enquanto os outros nove descreveram a economia como mista ou estável. Segundo o Beige Book, a redução nos gastos dos consumidores se deve, em grande parcela, ao aumento nos preços dos alimentos e de energia.
De acordo com o levantamento, o setor imobiliário seguiu no mesmo ritmo declinante na maioria dos distritos, em meio à deterioração na qualidade do crédito. Os preços dos imóveis também permaneceram em patamar reduzido.
No segmento manufatureiro e de serviços, foi identificada uma atividade estável. Favorecido pelos preços elevados, o segmento da indústria de energia apareceu como destaque positivo do período, ao lado de agricultura.
A respeito dos preços, todas as regiões reportaram aumento dos insumos, de forma mais consistente nos produtos energéticos, alimentos e em diversas matérias-primas. O avanço continuou pressionando as margens de muitas companhias que ainda não conseguiram repassar completamente o impacto aos consumidores.
Por sua vez, as condições do mercado de trabalho apresentaram leve melhora desde o último Livro Bege tendo como conseqüência um tênue crescimento nos salários dos trabalhadores.
O Livro Bege é resultado de uma pesquisa que envolve 12 bancos regionais do Federal Reserve.
Seus dados são usualmente considerados pelo Fomc (Federal Open Market Committee) na definição da taxa básica de juro norte-americana."

Nenhum comentário: