Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.
IBOV- (Ibovespa)- O índice bovespa teve uma boa recuperação, rompendo pivot de alta de curto prazo e também o canal de baixa que vinha desde 9/02 (linhas verdes paralelas no gráfico).Após esta recuperação, sentiu a resistência de 39200 e ensaia uma correção mesmo que lateral deste último movimento. Com isto a situação volta a ficar bastante indefinida no curto prazo com o índice oscilando entre 36300 (linha roxa no gráfico) e a resistência de 39200 (linha marrom).Caso esta nova congestão seja rompida pra cima, temos a faixa de 40400 com forte resistência e para baixo a faixa de 35700 como suporte. As médias móveis de 5 e 21 dias estão quase se cruzando novamente o que fortalece ainda mais uma expectativa de definição para esta semana que se inicia. O mercado como um todo se apresenta ainda bastante volátil o que prejudica operaçães de rompimento, ficando assim mais adequado para operações de compras e vendas no extremos dos pontos de congestão, até que este padrão seja quebrado com a predominância mais clara de uma das forças do mercado.
DJ- Índice Dow Jones- O Dow jones encerrou a semana com um bom repique dentro da tendência de baixa atual, ainda bem dentro do canal de baixa (linhas verdes paralelas no gráfico).
Neste repique a resistência em torno dos 7000 foi rompida (linha marrom no gráfico), abrindo espaço para testar os 7400 pontos (linha azul) com possibilidade de alguma correção pelo caminho. A partir daí precisaremos observar o desenrolar do mercado esperando que o Dow Jones confirme pelo menos um pivot de alta para melhorar o mercado na compra.Caso isto não aconteça e a resistência dos 7400 não seja rompida, a tendência será de nova perda de força do mercado e novas precipitações rumo aos níveis de 6400 pontos (linha vermelha do gráfico). As média móvel de 5 dias aponta pra cima e já se aproxima da média de 21 o que pode gerar mais incerteza ainda.
Nossos pontos de observação para a semana ficam nos 40400 para o IBOVESPA e 7400 para O DOW JONES.
Bons negócios e boa semana a todos!
Artigos relacionados: Suportes e resistências, Pivot , linhas de tendências
4 comentários:
Fernando,
Se eu não me engano você usa a interface apligraf pra sua análise, estou certo?
Como você configura as médias móveis pra aparecer no gráfico?
Eu uso o apligraf mas não estou conseguindo inserir as MM.
Forte abraço!
Vai em configurações, barras, médias móveis.
Marca lá, exponencial e digita o período que vc quer....
Veja se vc consegue assim...
Valeu!
Funcionou perfeitamente!
Obrigado.
melhor comentário de toda a internet,contando forum em corretoras consagradas e analistas que tem mais de 40 anos de mercado e sei que são bons ,mas continuam muito presos aos sinais dos gráficos e não perceberam o que você percebeu com maestria e definiu com perfeição.
mercado de vai e vem ,rompe topo pra cair ,perde fundo pra subir e com volume ridículo,mostrando que pra cima não tem força e uma hora puxam vale outra hora puxam petro e no final estamos perto do 35000 denovo.
segue possível simetria ,que o mercado provavelmente tá fazendo e já confirmou 2 pontos sendo que já parou no terceiro e caiu um pouco
43500-36300-40490-33000-38000-31000-42500-29400
Postar um comentário