sábado, 27 de dezembro de 2008

Análise gráfica semanal- 29/12/08 a 02/01/09

Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones e Dólar é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.

IBOV-(Índice bovespa)- A semana que se encerrou teve apenas 3 dias de negociação com baixíssimo volume. O índice bovespa que havia na semana retrasada esboçado uma boa recuperação se aproximando bastante da resistência principal da congestão em 41.000, recuou e perdeu o nesta semana o suporte em 37.000. Com isso voltamos para a lateralização e ficamos agora na expectativa de ver se o índice recupera forças para partir pra cima novamente, ou se caminha em direção aos próximos suportes nos níveis de 33.800/ 31.000.Penso que até que se inicie o próximo ano, vamos ficar ainda nesta lenga lenga com o mercado continuando sem definição.






Dow Jones- Por várias semanas até mesmo mais congestionado que o próprio índice bovespa,o Dow Jones, nesta semana que se encerrou, não fez nada de diferente do que ja vinha fazendo nas últimas análises.Continua preso entre 8350 e 9.000, devendo o rompimento de uma destas extremidades pra definir melhor o curto prazo. Caso haja o rompimento pra cima, volta a mirar os 9.700 pra armar uma tendência de alta. Caso perca os 8350, volta a mirar os 8200 e depois 7400. Também não vejo força no mercado pra gerar uma definição nesta curta semana que se inicia.





Dólar- Preso entre 2,30 e 2,43, também sem definição de curto prazo vai oscilando neste range a duas semanas. Acima deste range ainda apresenta várias outras resistências: 2,48/2,53/ 2,56/2,63 e pra baixo, caso perca o suporte dos 2,30 tem nova parada em 2,23. Não acho que apresente também uma definição na próxima semana mesmo porque uma aceleração do dólar pra qualquer um dos lados, pode depender também de uma definição do IBOV.



Desejo a todos uma ótima semana, bons negócios e um 2009 repleto de muitas realizações e sucesso !!!

Nenhum comentário: