domingo, 28 de dezembro de 2008

Operação compartilhada- Aracruz- ARCZ6

Segue a operação compartilhada sugerida pelo nosso amigo Lucenildo da comunidade "Bolsa de valores sem mistério".
Neste tópico, coloco minha análise sobre o ativo, fazendo uma leitura do cenário e`as vezes falo o que seria mais correto nesta situação de mercado, baseado nos conceitos da análise técnica.
Lembro que a decisão de compra e venda é sempre do investidor e não é de minha responsabilidade.




Primeiro segue o gráfico do ativo no curto prazo: Veja que o papel subiu e tentou por dois dias consecutivos romper a resistência em 2,30. (segunda linha preta horizontal de baixo pra cima no gráfico).Após não conseguir romper esperava-se que ela recuasse até perto da primeira linha preta que é o suporte em 2,00, ou até pelo menos em 2,12 que é exatamente a linha vermelha onde passa a média de 35 dias.

O problema é que este recuo esperado foi feito muito rapidamente no últmio pregão, com o papel batendo nos 2,12 e retornando rápido aos níveis de 2,28. (logo esta velocidade no movimento dificultou a entrada no papel, que no meu entendimento já não está novamente num bom ponto de compra pra curto prazo- swing trade).

Agora teremos que aguardar pra ver se o papel volta aos níveis de 2,12 ou até mesmo os 2,00, ou se rompe definitivamente a resistência de 2,30 e vai buscar a próxima, nos níveis de 2,56 (terceira linha horizontal preta de baixo pra cima).











Já no longo prazo, o papel continua em tendência de baixa.

Segue o gráfico do ativo nos últimos 10 meses. Vejam que uma recuperação ainda depende de romper inúmeras resistências pelo caminho, por isso eu não gosto de comprar ativos em tendência de baixa pra manter em carteira de longo prazo.



Vale observar que o volume de negociações da ARCZ6 teve um aumento significativo nos últimos meses, sugerindo que este movimento que por enquanto é um repique de alta dentro da tendência de baixa, ainda pode ter fôlego.

Bons negócios a todos!

6 comentários:

Carlos Eduardo Malafaia disse...

Olá fernando,

quando vc diz que o papel está em tendência de baixa é pq o valor continua abaixo da linha que une os topos?
Quando esta linha for superada, quantos pregões são necessários pra confirmar a reversão da tendência?

Fernando Carvalho Batista disse...

Isto mesmo.

o Ativo continua fazendo topos e fundos descendentes e consequentemente ainda não rompeu pra cima a linha de tendÊncia de baixa.
A resposta pra sua segunda pergunta é a seguinte: Quanto menor o prazo de sua operação menos confirmações vc pode esperar. Então tem gente que já considera comprar no rompimento da linha. (no fechamento do pregão do dia em que rompeu alinha, melhor ainda se este dia foi de grande volume).
Agora se suas operações forem de longo prazo, vc pode considerar a reversão quando o mercado fizer um novo topo e fundo ascendente acima da linha rompida.

Lucenildo Silva Araujo disse...

Fernando muito obrigado aew pela explicação, tenho mais uma duvida que é sobre "volume". O que é, em quê influencia e talz? se voce puder me explicar agradeço muito.
Caso voce ja tenha falado arresespeito me passa o link (pode ser pelo orkut mesmo).
Vlw

Fernando Carvalho Batista disse...

falei um pouco disso quando expliquei a teoria de Dow.
O volume tem que confirmar a tendência. No caso da Aracruz por exemplo.... Se o ativo está entrando em tendência de alta e o volume está aumentando....O volume confirma a mundança de tendência.... Nada é garantido, mas quanto mais confirmações tiver, melhor.

Lucenildo Silva Araujo disse...

Fernando, pelo visto ela rompeu a resistencia em 2,30 (ate o momento) será que ela vai em busca dos 2,56 como voce comentou?
No caso dela ir, voce acha que é uma boa hora pra comprar esse papel ou esperar um pouco mais pra ver se ela volta?

Fernando Carvalho Batista disse...

Pra curto prazo (swing trade) a estratégia é comprar sempre os recuos do papel, e não os rompimentos.
Além disso o candle do dia 23/12 deixou uma máxima em 2,39, por onde o papel pode dar uma enroscada.
Já que não conseguiu entrar no recuo que ele fez até os 2,12, eu prefiro pra curto prazo esperar pra ver até onde o ativo vai subir nesta arrancada e quando ele recuar e começar a reverter pra alta fazendo fundo novamente, efetuar a compra.