quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Reunião do copom 10/12/08


Pessoal, colei aqui a notícia que saiu agora a pouco sobre a manutenção da taxa selic em 13,75%. Não costumo colar notícias e como vocês sabem, minha especialidade é análise gráfica, mas com o IBOV rondando uma região de resistências e mesmo com a expectativa da maioria dos analistas em uma manutenção da taxa SELIC, (o que realmente ocorreu), esta notícia pode trazer uma realização no mercado amanhã dia 11/12, pois acaba com a especulação que alguns tinham sobre um possível corte.

Segue a notícia retirada do site do infomoney:

Por: Gabriel Ignatti Casonato10/12/08 - 21h21InfoMoney.


SÃO PAULO - Mantendo a postura de sua última reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu pela manutenção da taxa Selic no patamar de 13,75% ao ano na noite desta quarta-feira (10).


Em linha com as expectativas dos analistas, a decisão demonstra uma autoridade ainda focada nos impactos da crise internacional no cenário inflacionário brasileiro, embora ainda perdure certa dose de preocupação com uma eventual deterioração da atividade econômica doméstica.


Opiniões divididas para 2009


Apesar do consenso que envolvia as perspectivas dos analistas para a decisão do comitê na última reunião de 2008, as diferenças de opiniões ficam claras quando o assunto passa a ser as expectativas para a Selic no próximo ano.Para o banco Schahin, a melhora do balanço dos riscos trouxe alguma expectativa de que o Banco Central pudesse reduzir os juros já nessa reunião, embora seus analistas ainda julgassem tal movimento prematuro. "De todo modo, entendemos que o corte dos juros está próximo e poderá ser promovido entre as reuniões de março e abril", afirmam.Já a Ativa apresenta visão completamente oposta. "Como acreditamos que os efeitos na economia real não serão suficientes para os agentes conseguirem observar uma inflação em 2009 dentro do centro da meta de 4,5%, vemos uma grande possibilidade de uma retomada no aumento dos juros na primeira reunião do próximo ano".Por fim, a Merrill Lynch avalia que os membros do Copom deverão manter a cautela até que as condições econômicas permitam um flexibilização monetária, o que em sua opinião, só deve ocorrer no segundo semestre de 2009.


Boa noite a todos e bons negócios !

Nenhum comentário: