sábado, 28 de março de 2009

Análise gráfica semanal- 30/03/09 a 03/04/09

Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.



IBOV- (Ibovespa)- Ibovespa continua pedalando em sua tendência de alta terciária, fechando a semana em uma indecisão de curtíssimo prazo, entre a resisistência de 42600 (linha roxa no gráfico) e os suportes de 41800/41200 (linhas verdes e vermelha respectivamente no gráfico). Caso a correção da última sexta feira continue, podemos ceder até o nível de 40000 sem comprometer em nada a tendência de alta.Caso o índice rompa os 42600, tem próximo enrosco nos 43400/43700. Este sim é nível mais alto alcançado pelo índice nos últimos 6 meses e que se rompido muda também a tendência semanal e trás força para buscarmos patamares mais altos, próximo aos 49.000.





DJ- Índice Dow Jones-índice Dow Jones em tendência terciária de alta, sentiu nesta semana a proximidade da região de resistência nos 8.000 pontos e fechou a semana com uma realização bastante natural dentro da tendência.Caso a realização continue, podemos ir tranquilamente até a região de 7600 (linha verde no gráfico) e posteriormente aos 7400 (lina vermelha) sem comprometer a alta.Acima do patamar dos 8.000 pontos, teremos uma forte resistência em torno dos 8350,8400 pontos que é o objetivo final, no caso deste movimento de alta recente tratar-se apenas de um repique dentro da tendência de baixa principal. O volume tem sido decrescente nos últimos dias, sugerindo que podemos realmente realizar um pouco mais, antes de ganharmos as resistências mencionadas.




Boa semana e bons negócios a todos!!

Artigos relacionados: suportes e resistências , linhas de tendências

3 comentários:

Carlos Eduardo Malafaia disse...

Tenho lido muito por aí que o gráfico do Ibovespa tá fazendo topo triplo, figura que indicaria uma nova queda expressiva.
O que você acha?

cfialdini disse...

topo triplo,não quer dizer que o mercado vá cair, mas que ali tem uma resistência muito forte ,que pode ser rompida a qualquer momento.

mas na minha opinião vai cair por outros motivos, se romper 44000, desacho tudo e deve subir forte.

Fernando Carvalho Batista disse...

é mais ou menos o que o Cláudio disse mesmo....
eu prefiro esperar acontecer.

Se romper o topo é compra forte...
Se não romper ainda estamos em tendência de alta terciária...

Se não romper e sair perdendo os últimos fundos, aí a tendência terciária muda....

O importante é saber o que fazer nas opções citadas acima, e não acertar o que o mercado vai fazer...

eu sinceramente, não arrisco um palpite...depende do Dow Jones etc etc etc...