domingo, 7 de junho de 2009

Análise gráfica semanal-08/06/09 a 12/06/09

Esta análise dos índices Bovespa, Dow Jones é feita com foco semanal, expressando uma visão gráfica que não tem grande relevância em períodos de tempos menores, como oscilações diárias ou intradiárias.Este é um estudo técnico que aliado aos objetivos e estratégias de cada um pode ser de grande valia nas operações de mercado, portanto deve ser apreciado dentro do contexto estratégico de cada investidor, e não como uma orientação de compra ou venda de ativos.





IBOV- Índice Bovespa- O índice bovespa testou pela segunda vez a região dos 55.000 (linha azul no gráfico), porém novamente perdeu forças fechando em 53.341 sem romper esta resistência. No gráfico semanal fechamos com um spinning top, candle que pode indicar um topo no mercado. Pra que haja a confirmação de topo, precisaremos que o suporte em 51643 (linha vermelha no gráfico) seja perdido.Vale salientar que este ponto de 51643 é muito importante pois ele é representado pelo último fundo do índice,pela LTA (reta verde no gráfico)que vem desde março deste ano e pela média exponencial de 21 dias. Caso a perda do suporte aconteça, podemos acelerar as quedas rumo aos suportes em 50.000, 49500 e por fim 48283. Caso o Ibovespa volte a subir sem perder o suporte, precisará finalmente superar os 55.000 para continuar sua tendência de alta rumos aos 56850.











DJ- Índice Dow Jones- Dow Jones em tendência de alta, fechou a sexta feira com um candle de indefinição e pode caminhar agora rumo a um novo teste no suporte de 8569 (linha vermelha no gráfico). Caso esta região de suporte seja perdida, temos novos pontos de parada em 8350 e por fim 8200. No entanto o quadro atual ainda está muito longe de tamanha correção.No caso de continuação de tendência sem maiores precipitações, precisamos primeiramente romper a máxima de sexta feira passada em 8839 (linha azul no gráfico) pra continuarmos rumo à casa dos 9.000 pontos.



Boa semana e bons negócios a todos!

Artigos relacionados: Suportes e resistências, linha de tendência, topos e fundos

Nenhum comentário: